Guia AF: Minhas oportunidades de Estudar na França

Além de um dos destinos mais procurados quando se fala de educação e pesquisa, a França é um país rico em cultura, história, artes, museus e tradições.

Atualmente, a França é o quarto destino mais procurado para intercâmbio por estudantes internacionais, e o primeiro lugar de países não anglófonos. 

Essa alta procura se deve à tradição de ensino, aliada à tecnologia de ponta.

O ensino destaca-se sobretudo pela quantidade de instituições: são mais de 3500 instituições públicas e privadas subsidiadas pelo governo francês.

Primeiramente, uma das grandes vantagens do intercâmbio no país é o baixo custo financeiro: estudantes internacionais pagam um terço do custo real de sua formação.

Definitivamente sonho de estudar na França pode estar mais perto de você!

Antes de mais nada, como estudante na França, você possui os mesmos benefícios de qualquer estudante francês.

Ou seja, acesso a auxílio moradia, serviço de saúde, possibilidade de trabalhar ou estagiar por meio período, tarifa de transporte mais acessível, entre outros benefícios.

Aqui vai um coquetel de opções étudiantes para estudar na França: https://www.letudiant.fr/lifestyle/a-quels-avantages-vous-donne-droit-votre-carte-d-etudiant.html

Ocupando diversos rankings internacionais como Times Higher Education e U-Multirank, Ranking de Shangai, as instituições de ensino francesas são reconhecidas ao redor do globo por sua excelência de pesquisa e ensino.

Esse reconhecimento deve-se também ao investimento do governo: a França é o sexto pais que mais investe em financiamento interno para pesquisa e desenvolvimento.

Isso reflete na procura pelo país em se tratando de estudos acadêmicos, pois mais de quarenta por cento dos inscritos em doutorados são estrangeiros.

Excelência reconhecida mundialmente: 

Além dos rankings de Educação, a França destaca-se pela obtenção de diversos prêmios de reconhecimento científico: 62 prêmios Nobel em diversas áreas do conhecimento como  Física,  Economia e Literatura e, em Matemática, inúmeras Medalhas Field.

Cultura por todos os lados:

Com mais de 40 mil monumentos, 8 mil museus e 43 pontos culturais classificados pela UNESCO como patrimônio mundial, a França oferece um ambiente cultural rico em história, arte, gastronomia, moda, literatura e conhecimento.

E mais!  Muitos museus possuem um dia por mês em que a entrada é gratuita.

Além disso, com a carteirinha de estudante, você pode desfrutar de cinemas, museus e teatros com preços reduzidos.

A cultura é valorizada e estimulada no país.

Possibilidade de bolsas de estudo:

Sob o mesmo ponto de vista financeiro, o governo francês oferece anualmente diversas bolsas de estudo para estudantes internacionais.

Outra vantagem para estudar na França são os convênios entre universidades francesas e brasileiras, abrindo as portas para um intercâmbio.

Diversas modalidades de estudo:

Estudantes estrangeiros podem desfrutar de um grande leque de formações: graduação, mestrado, mestrado profissional, doutorado e pós-doc.

Bem como a opção de um mestrado ou doutorado sanduíche, com a realização na França e Brasil.

A presença brasileira

A língua próxima ao português:

O francês é uma língua latina, ou seja, de origem no latim, assim como o português.

Portanto, para falantes de português, espanhol e italiano é uma língua próxima e deliciosa de se aprender.

Atualmente, 300 milhões de pessoas são francófonas, ou seja, falantes do francês.

Até 2050, esse número chegará a 500 milhões.

É a quinta língua mais falada no mundo, extremamente utilizada para negócios. É também a língua oficial de instituições internacionais como a ONU e Médicos sem Fronteiras.

As vantagens de se morar na Europa:

Além da qualidade de vida, a Europa oferece a oportunidade de se transitar entre vinte e seis países do espaço Schengen, apenas com o visto de estudante.

Vinte nove desses vinte e seis países utilizam o Euro como moeda principal, dessa forma dispensando troca de dinheiro entre países.

A França oferece fácil deslocamento para outros destinos usando como principal meio transporte o avião e o trem.

Portanto, estudar na França permite que o estudante conheça outros países e culturas.

Economia em ebulição:

Sétima potência econômica mundial, a França possui trinta das quinhentas empresas mais poderosas do mundo.

Diversos grupos industriais franceses são atualmente líderes mundiais em seus setores, destacando-se os grupos LVMH, Airbus, Total, Orange, L’Oreal e Danone.

Além disso, a França possui também quarenta mil ateliês e cem mil artesãos e é considerada referência mundial em seguimentos como artesanato, arte, costura, arquitetura, entre outros.

Após seus estudos, existe ainda a possibilidade de se obter um emprego no país, iniciando, assim, uma carreira de sucesso!

Por meio da France Alumni, uma rede com mais de 200 mil estudantes, é possível manter uma forte ligação com a França por meio de publicações de artigos e organização de encontros ao redor do mundo logo depois da formação.

Estudar na França é uma realidade

Dessa forma, estudar na França é um mais do que um sonho viável é uma realidade afinal.

Descubra no nosso próximo post quais são os passos para realizar o objetivo de estudar na França.

Veja mais:

Nossos cursos

Intensivo de verão

Fonte: Campus France Brésil

1 comentário em “Guia AF: Minhas oportunidades de Estudar na França”

  1. Pingback: Guia AF: Passo a passo de como estudar na França.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *