Passo passo estudar França, Oportunidades Estudo França, França, Estudar França, Morar França, Aliança Francesa , Europa, Oportunidade fora Brasil, Bolsa estudo, Bolsa estudo França, como estudar França, Passos estudar frança, Campus France, universidades França.

Guia AF: Passo a passo de como estudar na França.

Como se candidatar a uma vaga de estudos e quais os processos para o aceite em uma bolsa de estudos? Responderemos a essas dúvidas de como estudar na França e mais!

No post anterior, vimos todas as possibilidades de estudar na França e seus benefícios. E se você ficou interessado, mas não sabe como começar, a Aliança Francesa te ajuda!

Vamos ao passo a passo apresentado em seguida:

Identificar minha área e iniciar meu projeto:

Em primeiro lugar para estudar na França é necessário identificar qual é minha área de estudo, a partir dos meus interesses, objetivos profissionais e competências. Em seguida é preciso definir um projeto profissional coerente com a área de estudo escolhida, pensando no meu nível de estudo e qualificações.


Começar meus estudos de Francês:

Em seguida, devo iniciar meus estudos da língua francesa. Para isso, posso contar com a Aliança Francesa de Campinas certamente, que possui cursos voltados para meus interesses, adequados ao ritmo de estudos desejado.

A Aliança Francesa oferece cursos do nível iniciante A1 até avançado C2, ministrado em ritmo regular, intensivo e super intensivo. Além disso, oferece cursos voltados por interesses, ateliês e aulas particulares. Os professores são especialistas na língua com experiências em países francófonos ou são Franceses nativos.

Localizar o curso universitário:

Em seguida, o próximo passo é descobrir suas opções de formação universitária por meio de catálogos online. Para esse passo, indicamos a Campus France (bresil.campusfrance.org), uma agência oficial do governo francês, responsável pela promoção do ensino superior na França.

 A plataforma online da Campus France permite acessar todo o catálogo de cursos, separados por níveis, interesses, áreas do conhecimento e até descobrir bolsas de estudos disponíveis.

Acesse aqui o catálogo de formações do Campus France

Planejar meu orçamento na França:

Nas universidades e escolas públicas, parcialmente subsidiadas pelo governo, as taxas variam entre 400 a 3770 euros anuais.

Veja um quadro criado pela Campus France. Em seguida, saiba mais aqui sobre os custos.

CategoriaAnuidade estimada
Universidades públicasDe 2.770 a 3.770 euros
Escolas públicas de artes e arquiteturaDe 100 a 900 euros
Escolas privadasDe 5.000 a 12.000 euros
*quadro gentilmente cedido pela Campus France Brésil / Válido em 2021 –

Assim como mencionamos no post anterior, Minhas oportunidades de Estudar na França os estudantes do ensino superior na França podem trabalhar ou estagiar durante meio período.

Alunos das instituições francesas têm ainda, acesso aos restaurantes universitários, auxílio-moradia e planos de transporte mais acessíveis.

image description

 A Campus France atua também como ponte entre estudantes brasileiros e instituições de ensino na França. Fazendo sua candidatura por meio da plataforma do Campus France, o candidato concorre automaticamente a uma bolsa de estudo “Bienvenue en France” oferecida pela embaixada da França no Brasil. Essa bolsa prevê a isenção/ reembolso parcial do custo anual em instituições francesas

Escrever minha carta de motivação e meu currículo:

Durante o processo de candidatura, você terá que encaminhar uma carta, explicando suas motivações para estudar na França e seu currículo, descrevendo seu percurso profissional. Ambos os documentos devem seguir um padrão francês.

Nesse momento a Aliança Francesa é sua parceira: Durante seu curso, você contará com apoio dos professores e da metodologia para aprender e elaborar seu currículo e carta de motivação de acordo com o padrão exigido.

Realizar o exame de proficiência DELF/ DALF / TCF

Para cursar um programa de estudo na França, é imprescindível o domínio da língua oral e escrita. Dessa forma, para realizar uma candidatura, é necessária a comprovação do seu nível de francês.

A comprovação é feita por meio dos testes oficiais: DELF/ DALF ou TCF todos aplicados apenas na Aliança Francesa.

image description

Fique ligado: O principal motivo de recusa de estudantes pelas universidades é a falta de nível de francês pelo candidato. Portanto, ao escolher seu curso, observe o qual nível é exigido pela instituição de ensino.

Dica AF: Logo depois de ingressar na universidade, inicie seus estudos de francês

Providenciar os documentos exigidos:

Cada instituição de ensino demanda documentos diferentes, portanto, somente ao acessar o catálogo de cursos, é possível verificar todas essas exigências.  Dentre os documentos obrigatórios são solicitados: passaporte, diplomas universitários, histórico de notas, atestado ou diploma de nível de francês.

É importante ter em mente que todos os documentos precisam ser traduzidos ou juramentados. AF é sua parceira nesse sentido também, indicando profissionais para realizar a tradução ou juramentação.

Preencher o dossiê no site da Campus France e entrevista pré-consular:

Em primeiro lugar, você deve preencher seu dossiê de candidatura no site da Campus France e submeter todos os documentos exigidos a uma validação.Em seguida, o próximo passo é pagar a taxa de candidatura. E, por fim, apresentar-se para a entrevista pré-consular que é realizada na Aliança Francesa do Campinas.

AF Campinas atende a cidade de Campinas e região.

Obtenção da carta de Aceite

Uma vez que todos seus documentos são enviados e validados, seu dossiê é direcionado para as instituições de ensino para as quais você se candidatou. Posteriormente os resultados são comunicados pela plataforma da Campus France, dentre as cartas de aceite recebidas, o candidato deve escolher a formação desejada.

Visto no consulado

O último passo é o preenchimento do dossiê pré-consular e posteriormente, agendar no consulado de sua região os tramites para emissão do visto de estudante.

Dessa forma, seguindo esse passo a passo, você consegue realizar seu sonho e definitivamente transformá-lo em realidade! A Aliança Francesa primordialmente desempenha papel importante na sua trilha.

Entre em contato conosco para saber mais sobre cursos de Francês oferecidos. Assim, inicie seu sucesso profissional com Aliança Francesa de Campinas!

Veja Mais

Guia AF: Minhas oportunidades de Estudar na França

Nossos Cursos

Intensivo de Verão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *