Outubro rosé

O mês de outubro é marcado pelos novos ares da primavera e traz com ele uma campanha de extrema importância: o Outubro Rosa. O movimento é reconhecido internacionalmente com o objetivo de conscientizar mulheres sobre os sintomas e a prevenção do câncer de mama.

Sua história tem início em 1991, quando fitas cor-de-rosa foram distribuídas na corrida pela cura promovida no mês de outubro pela fundação Susan G. Komen for the Cure, em Nova York. Assim, a cor rosa tornou-se um grande símbolo dessa luta, laços eram distribuídos em locais públicos e desfiles de moda e, ao longo das últimas décadas, passou a iluminar os principais monumentos no mundo todo durante o mês, como a própria prefeitura de Campinas, o Cristo Redentor no Rio de Janeiro e a Torre Eiffel em Paris.

Várias campanhas de incentivo ao movimento são criadas por muitos segmentos, como nos órgãos públicos, na mídia, na moda, nos esportes e, pensando na gastronomia, não poderíamos deixar de relacionar com a bebida que se denomina “rosada” e que coincidentemente é muito apreciada pelo público feminino: o vinho rosé!

Mas você já se perguntou por que esse vinho rosado é conhecido mundialmente pelo nome em francês “rosé”?

A França é conhecida como o país do vinho por ser um grande berço de variedades e de uma diversidade de técnicas precursoras, sua indústria vinícola inspira os demais países e é um grande atrativo no Enoturismo, uma experiência turística que permite conhecer vinícolas de várias regiões. Em relação ao vinho rosé, segundo o Conselho Interprofissional dos Vinhos da Provença (CIVP), o país se posiciona há mais de dez anos como maior produtor e consumidor mundial, com 38% (160 milhões de garrafas) da produção nacional e fornece cerca de 8% dos rosés no mundo todo.

Localizada no Sudeste, a Provença é a região vinícola mais antiga e seu desempenho na produção de vinhos carrega um grande legado na história das civilizações mediterrâneas há mais de oito milênios. Como o autor renascentista François Rebelais no século XVI manifesta, “le vin est ce qu’il y a de plus civilisé dans le monde” / “o vinho é a coisa mais civilizada do mundo”, é evidente o quanto o vinho consiste em um dos maiores símbolos da cultura francesa e historicamente faz parte do estilo de vida dos franceses em diferentes ocasiões, sejam nos banquetes dos grandes reinados em Versailles ou nos dias de hoje em passeios ao redor do Sena em tardes ensolaradas em Paris.

A vinha encarnada,
Van Gogh (1888)
Óleo em tela, 75 x 93 cm
Museu Pouchkine, Moscou, Russia

Assim, relacionando com essa campanha de grande relevância em nossa sociedade, pudemos brevemente transmitir alguns conhecimentos sobre a cultura francesa, dado que esse é um dos maiores ideais da Aliança Francesa, em conjunto com a difusão da língua com o ensino do idioma. Além disso, a AF Campinas oferece ao seu público oportunidades de uma real imersão na França, como o Séjour à Nice, em julho de 2024, um intercâmbio cultural de duas semanas em que os interessados poderão estudar o idioma pela manhã e, no restante do dia, explorar tudo o que a cidade conhecida como paraíso da Côte d’Azur proporciona, como sua rica gastronomia e uma diversidade de vinhos: rosé, rouge, blanc…

Saiba mais informações: https://lp.afcampinas.com.br/nice-2024

Infographie – La viticulture française

Referências

https://francearchives.gouv.fr/fr/article/128963263

https://agriculture.gouv.fr/un-vrai-carton-letranger-pour-le-rose-de-provence

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