Seja no Brasil ou na França, uma coisa é certa, o Natal e Ano Novo são aqueles momentos mais especiais para reunir a família, os amigos e celebrar, tradicionalmente, com um banquete farto de comidas deliciosas.
Se durante o ano todo os franceses já são exigentes com a comida, imagine durante o período de festas, considerando que o país é o berço da gastronomia! É nesse período em que todo o glamour e requinte são exaltados na forma de muita fartura nas mesas dos franceses.
Na festa de Natal, de entrada, costumeiramente é servido o foie gras com champagne, bem como ostras, escargots e salmão defumado. O prato principal geralmente é o peru recheado com marrons, um tipo de castanha usado também para preparo do marrom glacê, e uma mistura de carnes de porco, alho, cebola e cravos da índia. De sobremesa é comum o bûche de noel, um tipo de bolo rocambole recheado com creme de chocolate ou frutas secas.
Além dos comes e bebes existem outras celebrações e tradições na França nessa época do ano, confira as mais tradicionais abaixo!
Festa das Luzes
Essa festa, Fête des Lumières, acontece todos os anos por quatro dias seguidos, geralmente a partir do dia 8 de dezembro em Lyon. O Festival das Luzes anima todos bairros da cidade e traz apresentações, cenografias e espetáculos de luzes surpreendentes tantos em locais tradicionais como em lugares inusitados. A festa atrai milhares de turistas todos os anos e tornou-se um dos três maiores encontros festivos no mundo em termos de participação, perdendo apenas para o Carnaval, no Brasil, e para a Oktoberfest, na Alemanha.
Beijo sob o visco
Os antigos celtas acreditavam que o visco tinha poderes mágicos de cura e afastava espíritos ruins. Além disso, acreditava-se que trazia sorte no amor e felicidade para o novo ano. A tradição de beijar alguém sob o visco era comum na região de Gália e foi perpetuada ao longo dos séculos, mesmo com a chegada do cristianismo. O costume é repetido até hoje para dar sorte, mesmo que algumas pessoas não saibam exatamente o seu significado. No Brasil não existe essa tradição e utiliza-se o visco apenas como decoração da árvore de natal.
Dia dos Reis Magos
Como não poderia ser diferente, o Dia de Reis, tradicionalmente celebrado pelos cristãos do mundo todo, é comemorado na França com uma deliciosa sobremesa. Trata-se da Galette des Rois, feita de diversas formas em cada região da França, originalmente é uma torta de massa folhada recheada com uma pasta de amêndoas ou geleia. Ela contém um pequeno brinde em seu interior, conhecido como fève. A tradição diz que a pessoa que tirar o pedaço que contém a fève será coroado o rei ou rainha por um dia. Acredita-se que tudo começou com um cozinheiro do rei Louis XV que preparou uma homenagem especial ao seu monarca no dia de Reis. A tradição persiste até hoje.
Que tal entrar no clima de Natal à francesa?
Abaixo você confere algumas receitas para se conectar às tradições gastronômicas da França neste Natal!
Confira 3 receitas tradicionais francesas para as festas!
1- Entrada: Foie gras
Ingredientes
- pão ou brioche fatiados
- 1 peça de foie gras
- sal a gosto
- pimenta do reino a gosto
- azeite de oliva para selar
Modo de preparo
Corte a peça em escalopes de aproximadamente 80 g com faca banhada em água morna para não grudar. Tempere com sal e pimenta. Aqueça bem uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite e sele o foie gras por 3 minutos de cada lado até dourar. Sirva sobre uma fatia de pão ou brioche.
2- Prato principal: Dinde farcie au four
Ingredientes
Peru
- 1 peru de 6 kg
- sal a gosto
- azeite de oliva
- vinho branco seco para regar o peru, castanhas e cerejas em calda
Vinha-d’alhos
- 1 copo de vinagre
- 2 copos de vinho branco seco
- 4 cebolas grandes picadas
- 2 folhas de louro
- 6 dentes de alho socados
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
Recheio
- 1 kg castanhas
- 1/2 kg linguiça
- 1/2 kg lombo de porco
- 250 g de manteiga
- pitada de noz-moscada ralada
Modo de preparo
Lave o peru e deixe-o por uma noite marinando na vinha-d’alhos, com os ingredientes especificados acima. No dia seguinte, prepare o recheio levando as castanhas para cozinhar em água e sal. Descasque-as e reserve-as.
Tire a pele das linguiças e pique-as em pedacinhos pequenos. Moa o lombo de porco. Numa tigela, misture as castanhas inteiras ao lombo moído e as linguiças picadas, tempere com sal e noz-moscada, junte a manteiga. Reserve algumas castanhas para decorar.
Faça uma pasta e recheie o peru. Costure com barbante. Dobre para trás a pele do pescoço do peru e amarre nas costas. Amarre as pernas e as asas.
Forre uma assadeira com papel-alumínio, coloque o peru recheado, espalhe sobre ele um pouco da manteiga, regue com azeite e tempere com sal. Leve ao forno e, quando começar a dourar, borrife-o com vinho branco, várias vezes. Depois de 2 h de forno, vire, regue com mais azeite e vinho e deixe dourar. Sirva com as castanhas decoradas.
3- Sobremesa: Galette des Rois
Ingredientes
- 110 g de manteiga amolecida
- 2 ovos
- 110 g de açúcar de confeiteiro
- 110 g de amêndoas moídas
- 2 colheres de chá de amido de milho
- 2 colheres de sopa de licor de cereja
- 2 folhas de massa folhada
- 1 gema de ovo
- 1 brinde para colocar dentro da torta
Modo de preparo
Misture a manteiga, os ovos, o açúcar de confeiteiro, as amêndoas, o amido de milho e o licor em um bowl até obter uma massa homogênea. Pré-aqueça o forno a 240°C. Unte uma assadeira e forre com uma folha da massa folhada. Cubra com a mistura de amêndoas. Coloque o brinde dentro da torta. Cubra com a segunda camada da massa folhada. Pressione as bordas da massa para selar. Pincele a torta com gema e leve ao forno para assar por 35 minutos ou até dourar. Desenforme e sirva!
Alunos da Aliança Francesa de Campinas podem acessar mais de 6 revistas especializadas na Cuisine Francesa na midiateca e na Culturethèque. Você também pode matricular-se na midiateca para ter mais ideias e conhecer outras receitas para celebrar as festas de fim de ano. Aproveite para treinar o idioma e aprimorar suas habilidades na cozinha. Impressione seus convidados 🙂
Confira 6 revistas especializadas na cozinha francesa e +1 de vinhos.
A Aliança Francesa deseja um Joyeux Noël et Bonne Année à tous!