Você sabe o que é Francofonia?

E como amante e falante da língua francesa o que esse termo implica na sua vida?

O que é Francofonia?. 1

A origem da Francofonia. 1

A origem Organização Internacional da Francofonia (OIF) 2

A francofonia pelo mundo. 2

A francofonia e a Economia. 2

O que é Francofonia?

Primeiramente, o termo Francofonia se refere às pessoas que compartilham uma língua comum, o francês.

A origem da Francofonia

A palavra “francofonia” nasceu por volta de 1880, sob a pluma do geógrafo Onésime Reclus, para descrever a comunidade linguística e cultural do império colonial francês.

Esse patriota inveterado achava que o vetor linguístico determinaria a expansão colonial da França, prometendo ao desenvolvimento da língua francesa um porvir mundial.

Atualmente, podemos designar o termo francofonia de duas formas:

  1. De forma ampla, com f minúsculo, englobando todas as ações de promoção do francês e dos valores democráticos que ele veicula.
  • De forma institucional, com o F maiúsculo, qualificando a organização internacional que reúne a comunidade de 88 Estados e governos francófonos que aderiram à sua Carta da Francofonia, originada em 1997.

A origem: Organização Internacional da Francofonia (OIF)

No final da década de 1960, Léopold Sédar Senghor, Habib Bourguiba e o nigeriano, Hamani Diori, além do príncipe Norodom Sihanouk do Camboja queriam colocar a França a serviço da solidariedade, desenvolvimento e aproximação entre os povos.

A fim de colaborar para esse propósito, em 20 de março de 1970, 21 representantes de Estados e governos, assinaram uma convenção, criando a Agência de Cooperação Técnica e Cultural (ACCT).

O maior propósito da ACCT era a partilha de uma língua comum, o francês, responsável por promover e divulgar as culturas de seus membros e intensificar a cooperação cultural e técnica entre eles.

Em 2005 com a evolução constante do projeto, a ACCT tornou-se a Organização Internacional da Francofonia (OIF).

Dentre as missões da OIF estão:

  • Promover a língua francesa e a diversidade cultural e linguística,
  • Promover a paz, a democracia e os direitos humanos,
  • Apoiar a educação, a formação, o ensino superior e a investigação,
  • Desenvolver a cooperação econômica a serviço do desenvolvimento sustentável.

A francofonia pelo mundo

No último relatório do Observatório da Língua Francesa, publicado em 2018, estima-se em 300 milhões o número de francófonos (pessoas que falam francês) espalhados pelos cinco continentes, em 88 países.

A língua francesa também é a quinta mais falada no mundo. A francofonia cresce a cada dia com 132 milhões de estudantes. Já na internet, é a quarta língua mais usada correspondendo a 2,8% de usuários na web.

O mesmo relatório do OIF mostra que no Brasil, só na rede AF o número de alunos ultrapassa 26 mil pessoas.

Seguindo as estatísticas, até 2050, seremos 500 milhões de francófonos pelo mundo.

A francofonia e a Economia

A união pela língua garante também benefícios para economia, de um lado a Organização Internacional da Francofonia, defende interesses comuns e compartilha uma visão das reformas necessárias, particularmente em termos comerciais, acesso ao financiamento ou promoção da criatividade e inovação.

Entre seus projetos está o apoio às iniciativas econômicas lideradas por mulheres e jovens e o desenvolvimento de seus negócios em setores inovadores.

Além de  fortalecer o ambiente de negócios, ao mesmo tempo institucional, regulatório, normativo, estratégico e financeiro.

Em 2017, foi criado pela universidade de Montreal o Observatório Econômico da Francofonia (OFE) com a finalidade de fornecer  estudos de alto nível, dados confiáveis ​​e uma vasta rede de especialistas dedicados à realização de análises econômicas sobre o desenvolvimento dos países em desenvolvimento, especialmente os do continente africano.

1 comentário em “Você sabe o que é Francofonia?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *